Reforme seu apartamento sem dor de cabeça

Vai reformar o seu apartamento? Fique de olho nas autorizações necessárias antes de começar para evitar futuros problemas e, principalmente, não colocar a estrutura do prédio em risco. Vale lembrar que para renovar os móveis e fazer uma pintura, não é necessário nenhum tipo de autorização, mas qualquer outra obra na edificação, como construir ou aumentar a área onde mora, mover ou retirar paredes, colocação de bancadas e outros itens que podem gerar peso na estrutura, por exemplo precisa da autorização da prefeitura após um laudo técnico, feito por um arquiteto ou engenheiro.

Cada cidade possui normas e leis específicas para autorização para reformar. Em Pará de Minas você pode conferir o Código de Obras no site da prefeitura, com as normas e nomenclaturas técnicas para a construção. 

Com a autorização em mãos, é hora de notificar o síndico do prédio ou condomínio. Toda reforma e obra deve ser comunicada, até mesmo se for algo simples, pois é necessário que o síndico tome todas as providências em relação ao prédio, como a autorização dos trabalhadores que irão acessar as dependências e até avaliar o de incômodo para os outros moradores.

Aliás, uma das grandes dores de cabeça de reformar apartamento é a convivência com os vizinhos. Afinal, o barulho e sujeira que se espalha em qualquer obra, mesmo as menores, são grandes e ainda há o fato de pessoas desconhecidas andando pelo condomínio, o que gera bastante incomodo. Procure saber qual é o melhor horário para começar e terminar as atividades da reforma no seu prédio e avise seus vizinhos sobre.

Por fim, atente-se para sua saúde! A sujeira e a poeira causadas pela reforma geram partículas que contaminam ambiente, principalmente o ar.  Quanto mais contaminação se tem dentro de casa, mais sobrecarregado fica o sistema imunológico, gerando doenças respiratórias. É importante ficar atento à composição dos materiais utilizados e sempre deixar sempre as janelas abertas e o ambiente muito bem arejado.

Antes de colocar a mão na massa, confira também algumas dicas para  completar sua reforma com sucesso! 

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!