Dicas para um planejamento de obras eficiente

Planejar uma construção não é nada fácil, afinal são muitas questões técnicas e financeiras importantes que devem ser definidas antes mesmo de dar início ao projeto. Além disso, o planejamento evita uma série de problemas e mesmo quando há um imprevisto, lidar com ele fica mais fácil quando se tem tudo organizado no papel.

Veja as dicas para montar um planejamento eficiente e garanta o sucesso do seu empreendimento! 

1 – DIVIDIR POR ETAPAS

O cronograma da obra (que deve estar incluso no planejamento) deve ser dividido por etapas e, consequentemente, as tarefas que serão realizadas e os materiais que serão utilizados. Uma boa dica é deixar uma margem de segurança entre uma etapa e outra, caso haja um imprevisto, essa margem pode evitar atrasos e até mesmo desperdícios de materiais. Toda a equipe deve estar a par desse cronograma. 

Na hora de montar as etapas, certifique-se de fazer uma breve pesquisa sobre as condições climáticas da época. No mais, fique atento às previsões de tempo, saiba priorizar tarefas e ajuste sempre seu cronograma para não correr risco de atrasos e prejuízos. 

2 – ALINHE SEU PLANEJAMENTO COM O DIÁRIO DE OBRAS

Durante a execução das etapas, você deve acompanhar e registrar tudo o que está sendo feito diariamente. Assim, você terá a oportunidade de identificar falhas e corrigi-las a tempo. Assim também consegue analisar a eficiência da obra e propor melhorias caso seja necessário. 

 

3- PREZE PELA SEGURANÇA E BEM ESTAR DA SUA EQUIPE

Durante o planejamento e execução da obra, conte com o auxílio de um Técnico de Segurança do Trabalho para garantir a integridade dos funcionários que estão ali e fazer com que tudo e todos atendam às normas exigidas.  

Além disso, disponibilizar banheiro, local para refeição e descanso, vestiário e um almoxarifado bem localizado é essencial para manter o bem-estar da sua equipe e garantir que tudo saia como planejado! 

Veja também: Reforme seu apto sem dor de cabeça

Assine nossa Newsletter

Não perca nenhum conteúdo. Fique por dentro das melhores soluções para otimizar sua loja!